domingo, 20 de janeiro de 2013

A de amor (cont.)


Antes de colocar mãos ao trabalho, e uma vez que em qualquer laboratório, seja ele improvisado ou não, o primeiro mandamento para que uma experiência corra bem é respeitar as regras de segurança, o meu conselho é que todas as atividades sejam sempre realizadas com a ajuda e supervisão de um adulto (além de mais, um dos objetivos deste projeto é proporcionar bons momentos entre miúdos e graúdos e que ambos se divirtam a aprender!)

Os opostos atraem-se

Objetivo: Descobrir que apenas os pólos opostos de um íman se atraem

Material
2 ímanes por curioso (poderá encontrar ímanes à venda em drogarias, lojas de artesanato ou em algumas lojas de material didático)
               
Mãos-à-obra

      Colocar um dos ímanes em cima da mesa;
     Aproximar o outro íman em diferentes posições e verificar quais os lados que se aproximam e quais os   lados que se repelem;
      Repetir as operações com os ímanes a diferentes distâncias.

Resultado

Apenas os lados opostos dos ímanes se atraem. Os lados iguais repelem-se. Esta atração e repulsão é tanto mais forte quanto mais próximo estiverem os ímanes. 
Pólos iguais repelem-se


Pólos diferentes atraem-se






  

Outras sugestões

Conforme é possível ver na figura anterior, é comum os ímanes apresentarem um dos pólos pintados de azul – o pólo sul – e o pólo oposto – o pólo norte – pintado de vermelho. Se os ímanes que utilizar forem totalmente pretos poderá pintar ou colar um papel colorido para identificar os diferentes pólos.

De acordo com a idade dos curiosos poderá iniciar esta atividade com um jogo de opostos no qual as crianças terão de agrupar cartões com imagens ou palavras com referência a opostos. Exemplo: contente/triste; dia/noite; arrumado/desarrumado.

Explicação

Nesta experiência, verificamos que existem posições em que os ímanes se atraem e posições em que os ímanes se repelem. Essas posições correspondem aos diferentes pólos dos ímanes. (A Terra é considerada também um íman gigante, na qual o pólo norte geográfico corresponde ao pólo sul magnético e o pólo sul geográfico corresponde aproximadamente ao pólo norte magnético; esta matéria irá certamente ficar para outra atividade!).
Os pólos correspondem a zonas onde a força magnética é mais intensa. Assim, a atração e repulsão observada entre os ímanes é devida à força magnética.

A força magnética resulta de, no interior de todos os materiais, existirem cargas elétricas em movimento – os eletrões. No entanto, apenas em alguns materiais estas partículas se alinham de modo a que esse efeito se faça notar.

Os ímanes são materiais que possuem a propriedade de atrair ferro, entre outros elementos. O primeiro íman natural a ser conhecido e cujas propriedades magnéticas ficaram registadas foi a magnetite – Fe3 O4, descoberta no século VI a.C. por Tales de Mileto, um filósofo da Grécia antiga.

Na próxima atividade iremos à pesca dos materiais magnéticos e vamos ver que nem todos os metais são atraídos pelos ímanes!

Até lá, muitos bons momentos ComCiência!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário