Antes de colocar mãos ao
trabalho, e uma vez que em qualquer laboratório, seja ele improvisado ou não, o
primeiro mandamento para que uma experiência corra bem é respeitar as regras de
segurança, o meu conselho é que todas as atividades sejam sempre realizadas com
a ajuda e supervisão de um adulto (além de mais, um dos objetivos deste projeto
é proporcionar bons momentos entre miúdos e graúdos e que ambos se divirtam a
aprender!)
Os opostos atraem-se
Objetivo: Descobrir
que apenas os pólos opostos de um íman se atraem
Material
2 ímanes por curioso (poderá encontrar ímanes à venda em drogarias, lojas de artesanato ou em algumas lojas de material didático)
Mãos-à-obra
Colocar um dos ímanes em cima da mesa;
Aproximar o outro íman em diferentes posições e
verificar quais os lados que se aproximam e quais os lados que se repelem;
Repetir as operações com os ímanes a diferentes
distâncias.
Resultado
Apenas os lados opostos dos ímanes se atraem. Os lados
iguais repelem-se. Esta atração e repulsão é tanto mais forte quanto mais próximo
estiverem os ímanes.
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Pólos iguais repelem-se |
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Pólos diferentes atraem-se |
Outras sugestões
Conforme é possível ver na figura anterior, é comum os ímanes apresentarem um dos pólos pintados de
azul – o pólo sul – e o pólo oposto – o pólo norte – pintado de vermelho. Se os
ímanes que utilizar forem totalmente pretos poderá pintar ou colar um papel
colorido para identificar os diferentes pólos.
De acordo com a idade dos curiosos poderá iniciar esta atividade com um jogo de opostos no
qual as crianças terão de agrupar cartões com imagens ou palavras com referência a opostos.
Exemplo: contente/triste; dia/noite; arrumado/desarrumado.
Explicação
Nesta experiência, verificamos que existem posições em
que os ímanes se atraem e posições em que os ímanes se repelem. Essas posições
correspondem aos diferentes pólos dos ímanes. (A Terra é considerada também um íman
gigante, na qual o pólo norte geográfico corresponde ao pólo sul magnético e o
pólo sul geográfico corresponde aproximadamente ao pólo norte magnético; esta
matéria irá certamente ficar para outra atividade!).
Os pólos correspondem
a zonas onde a força magnética é mais intensa. Assim, a atração e repulsão
observada entre os ímanes é devida à força magnética.
A força magnética resulta de, no interior de todos os
materiais, existirem cargas elétricas em movimento – os eletrões. No entanto,
apenas em alguns materiais estas partículas se alinham de modo a que esse efeito
se faça notar.
Os ímanes são materiais que possuem a propriedade de atrair
ferro, entre outros elementos. O primeiro íman natural a ser conhecido e cujas
propriedades magnéticas ficaram registadas foi a magnetite – Fe3 O4, descoberta no
século VI a.C. por Tales de Mileto, um filósofo da Grécia antiga.
Na
próxima atividade iremos à pesca dos materiais magnéticos e vamos ver que nem
todos os metais são atraídos pelos ímanes!
Até
lá, muitos bons momentos ComCiência!
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