terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O truque do ovo fresco


Uma vez que nos estamos a aproximar da Páscoa, vamos iniciar um conjunto de atividades nas quais os ovos vão ser a personagem principal.
A atividade de hoje é realizada em muitas cozinhas e é extremamente útil para perceber se podemos ou não utilizar o ovo que anda esquecido no frigorífico.

Ovo: flutua ou vai ao fundo?

Material
Ovos
Copo ou recipiente fundo
Água

Mãos-à-obra
Enche o copo com água suficiente para cobrir o ovo.
Coloca o ovo no copo.

Resultado
Se o ovo for ao fundo é fresco, se flutuar é porque já é velho (e é melhor não ser comido).

Explicação
Este é um truque fácil e que a ciência ajuda a explicar. Assim, primeiro é preciso espreitar o interior do ovo para perceber o que aconteceu.


Estrutura do interior do ovo
A casca do ovo, composta por carbonato de cálcio, apresenta pequeníssimos poros (cerca de 8mil) os quais deixam entrar o ar mas não permitem a saída de líquidos (estes poros são fundamentais para assegurar as trocas gasosas que permitem o crescimento do embrião). A clara corresponde a dois terços do volume total do ovo e é constituída maioritariamente por água. Esta água vai evaporando e assim, a câmara de ar que existe entre a casca e a clara vai sendo ocupada por mais ar. Uma vez que o ar é mais leve que a água, o ovo fica também mais leve e por isso deixa de ir ao fundo.

E agora um desafio: será que conseguem por um ovo, mesmo fresco, a flutuar?

Até lá, bons desafios ComCiência!


Sem comentários:

Enviar um comentário